USF entrega Plano de Mobilidade Urbana para Monteiro Lobato e assina novos convênios


Publicado em 29/03/2024 por Ricardo Augusto


PMMU

A Universidade São Francisco (USF) promoveu no dia 25 de setembro, no Câmpus Campinas (Swift) a entrega do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PMMU) da cidade de Monteiro Lobato. No dia, também foram assinados termos de cooperação com os municípios de São Simão e Santo Antônio do Pinhal.
O evento contou com a presença do Presidente da Casa Nossa Sra. da Paz – Ação Social Franciscana e Vice-Reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, Diretor do Câmpus de Campinas, professor Geraldo Peres Caixeta, a Diretora do Câmpus de Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa, o Diretor do Campus de Itatiba, professor Volney Zamenhof, o Coordenador dos Cursos de Engenharia Civil, professor Marcelo Silva, o Chefe de Governo da Prefeitura de Mogi das Cruzes e apoiador do Projeto de Mobilidade Urbana, Romildo Campello, a Prefeita do Município de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia Santos Brito, o Diretor Executivo da Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (AMITESP), José Roberto Zen, a Assessora da AMITESP, Waldirene Ricanelo, o Prefeito do Município de São Simão, Marcos Daniel Bonagamba e o Prefeito do Município Santo Antônio do Pinhal, Clodomiro Correia De Toledo Júnior. “Concluímos mais um Plano de Mobilidade e já vamos assinar o compromisso com mais dois municípios. Dessa forma, a Universidade tem a oportunidade de contribuir efetivamente com a sociedade, na constituição de uma política urbana de mobilidade. É uma missão, é uma característica, é uma identidade da nossa Universidade, que esse conhecimento seja produzido no franco diálogo com a necessidade da sociedade do entorno em que estamos. Quero agradecer imensamente, de maneira especial, aos prefeitos que possibilitaram essa abertura de campos de estágios. Dessa maneira, a USF consegue cumprir seu papel social, colocar em prática aquilo que é sua missão. Fazer com que a produção acadêmica seja de fato relevante e significativa para a população e sociedade”, afirmou o vice-reitor durante a entrega.
Durante a apresentação, o professor Marcelo Silva destacou a importância dos projetos serem realizados junto à comunidade. “Para nós da Universidade temos isso como algo inovador e exitoso. Recentemente, tivemos a visita de avaliadores do Ministério da Educação e foi algo muito bem visto. Vamos ao encontro das necessidades da sociedade”, contou.
A Coordenadora Técnica do Projeto de Mobilidade Urbana da USF, professora Cândida Baptista, fez uma breve apresentação das soluções e propostas para a cidade de Monteiro Lobato.

A prefeita de Monteiro Lobato contou da importância da entrega do plano para o município, depois de uno e meio de trabalho de docentes e estudantes. “A palavra de hoje é gratidão pela USF, por possibilitar que tivéssemos mais essa ferramenta de planejamento para o nosso município. Só podemos agradecer em nome dos nossos mais de 4 mil habitantes”, disse a prefeita Daniela.
A USF já finalizou ou está em produção o plano dos seguintes municípios: Morungaba, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Pedra Bela, Joanópolis, Engenheiro Coelho, Monteiro Lobato, Tuiuti, Pedreira, São Simão e Santo Antônio do Pinhal. “Ficamos felizes com a USF, professores e estudantes que serão bem-vindos em nossa cidade”, falou o prefeito de São Simão.
O PMMU será elaborado pelos alunos da USF de acordo com a Lei Federal nº 12.587/2012, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), e deve conter sugestões para organizar e melhorar a mobilidade e acessibilidade das pessoas e integrar os diferentes modos de transporte. “Fico feliz com a USF por ela ir muito além do seu papel no ensino, que já não é pouco. A Universidade é fundada ainda no século XIX e penso que um dos grandes desafios para todos aqui é manter a tradição e olhar para o futuro. E essa integração da sociedade com os municípios propícia um grande exemplo de inovação e oportunidade”, afirmou Romildo Campello, que acompanha a elaboração dos planos desde 2016.
Participam estudantes e docentes dos cursos de engenharias e Arquitetura e Urbanismo. Após a conclusão do PMMU, o documento é entregue à cidade para passar por uma análise do grupo de trabalho da Prefeitura, pelos docentes da USF e pelo Grupo de Trabalho Local, composto por representantes da população.

Todos os planos apresentam etapas para etapas para atender as diretrizes gerais da legislação vigente contemplando: Mobilização social, Diagnóstico atual da Mobilidade Urbana no Município e as alternativas e metas para melhorar as condições de vida e no meio natural.

Voltar