Apresentação:
Elaborado pela Equipe Técnica do PMMU da Universidade São Francisco em parceria com a Prefeitura de Monteiro Lobato seguindo a metodologia do Ministério do Turismo. Este estudo tem como objetivo a análise do questionário que foi aplicado no dia 22 de novembro de 2019, em Monteiro Lobato, onde os turistas participaram ativamente no levantamento de dados de demanda turística do município.
Seguindo os parâmetros e metodologias estabelecidas pelo Ministério do turismo, serão apresentadas as propostas de alteração das perguntas e a disponibilização de um método de questionário que possua praticidade e eficácia.
Como embasamento deste documento, foram utilizados Estudos já realizados pelo ministério, como o Estudo de Demanda Turística Internacional do Brasil em 2017, e a metodologia apresentada no livreto de Segmentação do Turismo e Mercado, elaborado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico e Coordenação Geral de Segmentação, onde possui as diretrizes para esse levantamento, como também, questionários já elaborados para este fim.
Após a aplicação do questionário, foi elaborado um diagnóstico geral da situação do turismo no município e o levantamento do perfil dos turistas que visitam o município, com gráficos e legendas informativas, avaliando conteúdos diversos, como infraestrutura municipal, qualidade dos destinos e atrativos turísticos, tempo de permanência, perfis socioeconômicos, permanências, entre outros dados.
Equipe:
Documento:
VisualizarApresentação:
Este estudo foi elaborado exclusivamente para o município de Engenheiro Coelho, visando atender as necessidades de suprir a demanda gerada nos últimos anos acerca da coleta de lixo, reciclagem e correta destinação dos resíduos sólidos, como identificado e apontado pelo Plano de Mobilidade Urbana de Engenheiro Coelho.
O objetivo geral deste projeto é identificar todos os aspectos pertinentes à construção e implantação de um ponto permanente de Coleta Seletiva, denominado “Ecoponto”, nas dependências do município.
A pesquisa abrange o impacto ambiental sobre a área de implantação; a legislação nacional, estadual e municipal acerca do tema; estimativa de custos para implantação, entre outros. Itens quais que se mostram necessários para que o corpo técnico responsável pela futura execução dos projetos provenientes deste Plano, possa ter em mãos parâmetros que compõem a Sustentabilidade: Economicamente Viável, Socialmente Justo e Ecologicamente Correto.
Equipe:
Documento:
VisualizarApresentação:
O projeto de "Implantação De Um Novo Sistema De Transporte E Alteração Do Sentido Das Vias" foi estudado e desenvolvido para o município de Joanópolis conforme as suas necessidades no que diz respeito ao transporte especial e ao fluxo do trânsito pelas vias municipais.
Este documento é resultante do Plano de Municipal de Mobilidade Urbana de Joanópolis (PMUJ), facilitando assim a locomoção, tanto aos joanopolitanos, quanto aos turistas que vem em busca de descanso, aventura, lazer etc.
Equipe:
Documento:
VisualizarApresentação:
"O Catálogo de Turismo Rural de Piracaia é o fruto do desejo de realizar um trabalho de campo sobre os recursos e atrativos rurais de Piracaia, para que sirvam como ponto de partida para ações que levem ao desenvolvimento do turismo rural no município, de forma organizada, profissional e sustentável.
Através dessa partilha de dados, tenho a intenção de "revelar a bela Piracaia rural" aos Piracaienses, Piracaianos, empreendedores locais, autoridades e instituições, para que todos possam fazer a sua parte, entendendo a importância do seu papel no desenvolvimento e no crescimento dessa atividade econômica no município.
O turismo é como as engrenagens de um relógio composta por muitas peças. Todas as peças são importantes e têm um papel a desempenhar. Se uma das peças não está fazendo o que tem que fazer, o relógio emperra, não funciona, os ponteiros param de marcar a hora, assim como todas as peças param de trabalhar.
O Turista ou o visitante é aquele que está de passagem e escolhe desfrutar seu tempo de vida num local que encanta seus olhos e coração, pois no fundo, o desejo de experimentar algo novo e que possa enriquecer sua existência, pois é o que o faz sair de casa.
Através desse catálogo, quero divulgar, mostrar, encantar e convidar a todos, para que conheçam uma "Piracaia Rural" que poucos conhecem."
Equipe:
Site:
VisualizarApresentação:
O presente projeto de extensão foi desenvolvido com o intuito de contribuir para a experiência dos alunos graduando tanto no quesito construtivo e arquitetônico, quanto no quesito profissional ao entrevistar os clientes e procurar atender as necessidades dos mesmos.
O projeto foi desenvolvido para o município de Amparo, a partir do interesse de um integrante do Grupo de Turismo Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em construir um complexo de turismo em sua propriedade.
No espaço já tinha uma adega, uma vinícola e um restaurante. O projeto então foi desenvolver uma pousada no estilo minimalista, que inclui os seguintes espaços recepção, sala de estar, wine bar, café e apartamentos para receber de 2 a 4 pessoas com varanda para melhor aproveitar a vista da propriedade.
Toda a equipe de alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo trabalharam em conjunto, desenvolvendo todos os projetos em etapas. Por se tratar de um projeto de alta complexidade, os alunos tiveram que colocar em prática toda a teoria e experiência adquirida pela equipe em âmbito acadêmico.
Link de acesso aos arquivos: Clique Aqui
Apresentação:
O presente projeto de extensão foi desenvolvido com o intuito de contribuir para a experiência dos alunos graduando tanto no quesito construtivo e arquitetônico, quanto no quesito profissional ao entrevistar os clientes e procurar atender às necessidades deles.
O projeto foi desenvolvido para o município de Serra Negra, a partir do interesse da dona da propriedade em construir um novo espaço e em um novo local para atender melhor os seus clientes.
No espaço já tinha uma cafeteria, que não atendia as necessidades atuais dos clientes. Então o projeto foi desenvolver uma nova cafeteria, num novo local e com um estilo arquitetônico mais moderno e rústico também, que inclui os seguintes espaços cozinha industrial, balcão para preparar as bebidas à base de café e um deck que serve como vista de um mirante.
Toda a equipe de alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo trabalharam em conjunto, desenvolvendo todos os projetos em etapas. Por se tratar de um projeto de alta complexidade, os alunos tiveram que colocar em prática toda a teoria e experiência adquirida pela equipe em âmbito acadêmico.
Link de acesso aos arquivos: Clique Aqui
Apresentação:
O Projeto de Smart City (Cidade Inteligente) está sendo elaborado exclusivamente para o município de Monteiro Lobato - SP e consiste na interação das pessoas com o município, a fim de desenvolver a economia e o bem estar da população, criando-se uma cidade tecnológica com destaque na sustentabilidade e na inovação.
Tal contato decorre com a comunicação entre o cidadão e as operações municipais. Esse assunto se conecta com o tema do desenvolvimento sustentável, fazendo-se ambos assuntos importantíssimos para discussão global, que afeta várias áreas que sofrem algumas dificuldades nos tempos atuais como o trânsito e segurança, o turismo e entretenimento, a sustentabilidade etc.
Equipe:
Documento:
VisualizarProjeto de Smart City
Este projeto foi desenvolvido com o intuito de criar soluções, para o município de São Simão, mencionados no Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PMMU) desenvolvida por formandos da Universidade São Francisco.
Após a entrega do plano ao prefeito de São Simão, Marcos Daniel Bonagamba, decidindo implantar as soluções para a cidade, visando melhorar o bem-estar da população. Com um contrato de 12 meses, foi estudado quais projetos poderiam ser desenvolvidos nesse período e, principalmente, se viáveis.
O projeto SmartCity de São Simão foi elaborado com apoio da Universidade São Francisco em formato de Projeto de Extensão através do convênio firmado entre ela e a prefeitura municipal de São Simão.
Projeto Retrofit - Estação Bento Quirino
O presente documento tem como principal objetivo apresentar o resultado do Termo de Cooperação Técnico-Científico firmado entre o Município de Interesse Turístico de São Simão e a Universidade São Francisco, o qual tem por finalidade o desenvolvimento do “Projeto de Extensão Bento Quirino” que apresenta os projetos para a Reforma da Estação Bento Quirino no município de São Simão.
Esse documento apresenta o método utilizado na reforma e, em conjunto de projetos, define os procedimentos, serviços a serem executados e os materiais a serem empregados destinados à reforma da Estação Rodoviária Bento Quirino, localizada no bairro Bento Quirino, na cidade de São Simão – SP
Projeto Ciclofaixa
Este Memorial Descritivo é parte integrante do conjunto de Projetos Executivos relativos à implantação da Ciclofaixa. Sua função é especificar os materiais e serviços a serem empregados em obra, propiciando a devida compreensão dos componentes construtivos.
O presente documento tem por objetivo descrever os procedimentos que serão utilizados para execução da implantação da Ciclofaixa no município de São Simão/SP. A Ciclofaixa está sendo implantada afim de oferecer uma infraestrutura com segurança aos ciclistas que trafegam entre os bairros do Parque Ecológico e o Jardim Cava do Bosque, perfazendo 5,6Km.
Projeto Transporte Acessível
O projeto de “Implantação de um Novo Sistema de Transporte Acessível” foi estudado e desenvolvido para o município de São Simão, conforme às suas necessidades no que diz respeito ao transporte público acessível no município. Este documento é resultante do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de São Simão (PMMUSS), facilitando assim a locomoção dos simonenses dentro do município.
Projeto Ecoponto
O Projeto Ecoponto em São Simão, tem como objetivo geral identificar todos os aspectos pertinentes à construção e implantação de um ponto permanente de Coleta Seletiva, denominado “Ecoponto”, nas dependências do município. A pesquisa abrange o impacto ambiental sobre a área de implantação, a legislação nacional, estadual e municipal acerca do tema, estimativa de custos para implantação, entre outros itens que mostram o necessário para que o corpo técnico responsável pela futura execução do projeto proveniente deste plano, possa ter em mãos parâmetros do Tripé da Sustentabilidade: Economicamente Viável, Socialmente Justo e Ecologicamente Correto.
Equipe:
Documentos:
Projeto Smart City Projeto Retrofit - Estação Bento Quirino Projeto Ciclofaixa Projeto Transporte Acessível Projeto Ecoponto